Rinoplastia em Brasília – Cirurgia Facial em Brasília
O que é rinoplastia?
A rinoplastia e a rinoseptoplastia são cirurgias que visam à correção estética e / ou funcional do nariz. São realizadas para alterar a aparência, aumentar, diminuir, alterar a forma, ângulos, proporções e contorno nasal, associados à melhora da função respiratória. A mudança proporcionada pela cirurgia pode trazer mais autoconfiança e melhorar a vida do paciente. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar e sob anestesia local ou geral, conforme necessário.
Com que idade o procedimento é indicado?
A rinoplastia pode ser indicada para todas as pessoas, geralmente de 15 a 16 anos, quando atinge a forma nasal adulta e quando o próprio paciente já é capaz de entender o procedimento, as possibilidades e expectativas da cirurgia. Pode ser realizado em pacientes mais jovens se tiver um objetivo exclusivamente funcional.
O que deve ser discutido antes do procedimento?
As expectativas do paciente e do cirurgião devem ser discutidas e fundamentadas. A afinação deve estar completa para obter um resultado estético natural e satisfatório. É dever do médico expor o paciente às limitações e possibilidades a serem alcançadas com a cirurgia, ajustando as expectativas do paciente à realidade do que o medicamento pode oferecer, para que a satisfação após a cirurgia seja concluída.
É possível prever o resultado?
É possível ter uma noção de como será o “novo” nariz através de uma simulação em computador 3D, mas o objetivo principal da simulação é melhorar a comunicação médico-paciente, facilitar o entendimento de técnicas, possibilidades e limitações e permitir a paciente comunique adequadamente seus desejos ao médico. De qualquer forma, é importante saber que o resultado final não será idêntico ao desenho virtual, o recurso apenas ajuda a tornar a expectativa do paciente mais concreta e real.
Como se preparar para a cirurgia?
Para entrar na sala de cirurgia, você deve estar de boa saúde. Faça exames laboratoriais ou avaliações médicas, tome certos medicamentos ou ajuste seus medicamentos atuais, pare de fumar bem antes da cirurgia e evite tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento. Essas medidas ajudam a reduzir o risco de complicações durante e após o procedimento.
Como é realizado o procedimento cirúrgico?
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou com anestesia geral, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Pequenos cortes são feitos dentro do nariz e na pele da parte inferior do nariz. Com técnica e cuidado adequados, a cicatriz desaparece praticamente dentro de alguns meses. Com o aprimoramento da técnica cirúrgica e a experiência do cirurgião, o uso de tampão (gaze dentro do nariz) foi abolido sem complicações, o que proporciona muito mais conforto pós-operatório ao paciente.
Que cuidados pós-operatórios são necessários?
Após a cirurgia, você precisa de descanso absoluto em casa por dois dias. Inchaço, hematomas e desconforto nasal são inevitáveis, mas não é comum sentir dor. Por duas semanas, a respiração fica mais difícil e o nariz fica entupido com facilidade, por isso é recomendável a limpeza nasal com solução fisiológica e a aplicação de um medicamento para limpar as narinas. O uso de óculos e atividade física é proibido por 30 dias. Após um mês, as restrições praticamente desaparecem, mas o sol ainda deve ser evitado, com o uso de filtro solar e chapéu por cerca de 6 anos.
Quando posso ver o resultado final?
Leva um ano, em média, devido ao processo lento de cicatrização. Grande parte do inchaço desaparece nos primeiros 90 dias, e o restante leva de seis a 12 meses para desaparecer completamente. Contusões duram até duas semanas.
Existem possibilidades de retoque em cirurgia?
Eventualmente, um retoque inicial da cirurgia pode ser necessário para corrigir pequenas imperfeições, não erros, mas um procedimento adicional para obter um resultado ainda melhor.
Como escolher o cirurgião?
A escolha do cirurgião deve ser feita com cuidado e atenção, para que o paciente esteja seguro e disposto a realizar o procedimento. O cirurgião deve manter as características do paciente, não alterando muito as estruturas faciais. O resultado deve ser natural e ao mesmo tempo bonito.
Por que a rinoplastia com o otorrinolaringologista?
A rinoplastia, quando realizada por otorrinolaringologistas, além de correção estética por profissionais que lidam constantemente com estruturas nasais e,portanto, possuem grande intimidade com essa região, tem a grande vantagem de poder, no mesmo procedimento, associar a correção de desvios septo nasal e, assim, alcançar uma melhora funcional.
RINOPLASTIA ULTRASSÔNICA
A rinoplastia ultrassônica é menos traumática e invasiva, o que leva a menos desconforto pós-operatório – tornando-a mais silenciosa e menos dolorosa. Em outras palavras, por ter pouco impacto, a técnica também produz menos trauma. Assim, há uma redução no sangramento, hematomas e inflamação. No método tradicional, o médico usa um cinzel e um martelo para desgastar e / ou fraturar o osso. Por sua vez, na rinoplastia ultrassônica, o cirurgião utiliza o bisturi piezoelétrico. Ou seja, um dispositivo especialmente desenvolvido para o corte de ossos. Este bisturi permite que você trabalhe com mais precisão nos ossos e cartilagens para esculpir e modelar a região do nariz.
AVALIAÇÃO 3D DA RINOPLASTIA
O Vectra 3D é uma ferramenta desenvolvida pelo fornecedor líder mundial de fotografia médica que visa facilitar o planejamento cirúrgico com 100% de satisfação do paciente, pois permite a avaliação 3D da rinoplastia. Essa ferramenta ajuda o paciente a informar o cirurgião sobre as alterações que ele deseja e ajuda o cirurgião a informar com mais precisão as possibilidades e limitações da cirurgia.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é uma especialidade médica cujo campo de atuação é o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o ouvido, nariz, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço. As principais patologias tratadas por um otorrinolaringologista são:
• Desvio do septo nasal
• Deformidades Nasais
• Distúrbios de fala e voz
• Infecções no ouvido, nariz e garganta
• Obstrução nasal: respiradores bucais
• Perda de audição
• Perda de audição – Polipose nasal
• Rinite alérgica
• Ronco e apneia do sono
• Sangramento nasal – Epistaxe, Sinusite, Tonturas
• Otosclerose
• Vertigem posicional paroxística benigna